Normas de Funcionamento da Disciplina de Educação Física

Para que as aulas de Educação Física decorram de forma organizada e adequada há que respeitar certas regras: 

 

Assiduidade e Pontualidade

Após o toque os alunos devem comparecer junto à instalação desportiva definida pelo professor. 

 

 

Equipamento

O equipamento é indispensável na aula de Educação Física, por questões de mobilidade e higiene, é constituído por fato de treino ou calção, camisola, meias e sapatilhas. Cuida do teu equipamento, pois ele deve estar limpo e ser usado apenas durante a aula.

 

 

Balneário

Na aula o aluno deve estar devidamente equipado. Para tal deve: trazer o equipamento completo, equipando-se no balneário respetivo, deixando-o devidamente arrumado.

 

 

Objetos pessoais

Os alunos devem guardar no saco de valores todos os seus objetos pessoais (anéis, pulseiras, brincos, relógios, fios, telemóveis ou quaisquer outros objetos que ponham em risco a integridade física dos alunos).

 

 

Participação

É importante cumprir sempre as tarefas propostas pelo professor, estar atento e participar com entusiasmo, mas de forma a cumprir as regras de segurança, contribuindo assim para o bom funcionamento da aula.

 

 

Colabora com os teus colegas

Para o bom funcionamento das aulas é importante a interajuda entre os colegas da turma. Não fiques aborrecido quando ficares com os colegas mais fracos na tua equipa. Os alunos não têm as mesmas capacidades e todos têm que participar. 

 

 

Aceita as decisões da arbitragem 

Arbitar os jogos não é uma tarefa fácil e é natural que os teus colegas se possam enganar, por isso deves respeitar as suas decisões. Experimenta arbitrar para veres as dificuldades e percebes como é fácil enganar-te.

 

 

Material

Os alunos devem colaborar sempre na arrumação do material utilizado, zelando pelo seu bom estado, uma vez que este está sujeito a um grande desgaste. É importante cumprir as regras de utilização.

 

 

Cuidados higiénicos

No final da aula, os alunos devem dirigir-se aos blaneários para tomar banho, podendo assim restabelecer os cuidados higiénicos necessários e recuperar do esforço realizado. Não esquecer os seus pertences e cuidar do espaço.

 

 

 

Espírito desportivo 

Respeitar escrupulosamente oa regulamentos e nunca procurar cometer deliberadamente qualquer infração.

Respeitar os árbitros e as suas decisões, pois eles são importantes e têm um papel difícil a desempenhar.

Aceitar a vitória como modesta e reconhecer os bons resultados do adversário dentro do espírito de fair-play. 

 

Imagens: Manual de Educação Física, hoje há Eucação Física 2º ciclo Texto Editora

Ao Topo