Pré-desportivos

Os jogos pré desportivos são jogos cujo objetivo principal é aprender os movimentos básicos das modalidades desportivas. Nos jogos pré desportivos, os alunos conhecem o objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais ações técnico-táticas e as suas principais regras, como o início do jogo, marcação de golos, cestos ou pontos, adequando as suas ações a esse conhecimento. 

Nos jogos pré-desportivos também vais aprender a:

- passar e a receber, driblar e a rematar;

- desmarcares-te e a marcar, colocares-te em posição de ataque ou de defesa e a fintares;

- conheceres e cumprir regras.   

menino

 

 

Jogo do Lixo

DESCRIÇÃO E OBJETIVO DO JOGO

Duas equipas num campo dividido por bancos suecos.

O objetivo do jogo é atirar para o campo de adversário o maior número de bolas, num determinado tempo (exemplo: 30 ou 60 segundos).

Ganha a equipa que no final tiver menos bolas no seu campo. 

 

 

 

 

Jogo do Lenço

 

DESCRIÇÃO E OBJETIVO DO JOGO

Duas equipas com o mesmo número de jogadores aos quais serão atribuídos números iguais (1,2,3,4, etc.) para ambas, decididos secretamente por cada equipa.

As equipas ficam frente a frente separadas pela mesma distância. No meio do terreno, num dos lados, fica o juiz com um lenço pendurado na mão, que vai chamando, um de cada jogada, os vários números que estão em jogo.

Os jogadores das duas equipas, que tenham o número chamado, correm e tentam ficar com o lenço sem serem tocados pelo adversário, e seguidamente fugir para uma das barras (zona das equipas), para assim somar pontos.

Número de Jogadores: Mínimos 4 jogadores e um juiz (a pessoa que também segura no lenço).

Material: 1 lenço

 

REGRAS

A cada jogador de uma equipa corresponde um número igual ao de outro jogador da equipa adversária. (Pode atribuir-se mais do que um número a cada jogador, se forem poucos, mas sempre em paralelo com os da equipa adversária.)

Quando o juiz que está no meio das duas equipas chama um número, os jogadores de cada equipa que têm esse número, correm em direção ao lenço e tentam apanhá-lo. Quando um o faz tem várias hipóteses:

- Se fugir com o lenço para lá da barra da sua equipa, sem ser tocado pelo outro, ganham 1 ponto.

- Se fugir com o lenço para lá da barra da equipa adversária, sem ser tocado pelo outro, ganham 2 pontos.

- Se for tocado na posse do lenço pelo jogador adversário é a equipa deste que ganha 1 ponto.

- Se o adversário retirar o lenço da mão do jogador que o tirou, sem lhe tocar em qualquer outra parte do corpo, no decorrer da jogada, passa a poder pontuar para a sua equipa, tal como se o retirasse ao juiz.

Todos os números têm de ser chamados pelo juiz.

No caso de dois jogadores estarem a demorar muito tempo para tirar o lenço, o juiz pode chamar outro número para ajudar o colega (neste caso todas as condicionantes do jogo se mantêm iguais, tendo em atenção que o jogador só pode ser tocado pelo número correspondente).

Ganha o jogo a equipa que primeiro fizer 20 pontos, por exemplo, ou pode decidir-se um tempo para terminar.

 

 

 

                        

 

Ao Topo