Atividade Física

O que é Atividade Física?

A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gastos energéticos maiores que os níveis de repouso, como por exemplo: andar, dançar, correr, pedalar, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa. Por outras palavras, não são necessários níveis muito altos de prática de atividade física, horas intermináveis de exercícios ou dor e sofrimento.

 

O desporto de competição é uma atividade tradicionalmente reservada a um grupo restrito de praticantes. No entanto, a sociedade de hoje inclina-se, pouco a pouco, para aquilo que se denomina o desporto dos tempos livres ou o "desporto para todos". Agora, a questão que se coloca é "que atividade escolher?". 

O indivíduo deverá optar por uma atividade que goste e que se adapte à sua maneira de ser. É também necessário que esta seja compatível com as suas aptidões físicas, sendo aconselhável uma opinião médica. 

Segundo Labadie, podemos distinguir três tipos de atividades físicas: As atividades físicas básicas, as atividades físicas intensivas e as atividades físicas de alto risco.

 Está definido que o mínimo dos mínimos de Atividade Física que qualquer pessoa necessita é 30 minutos todos os dias, de  forma espontânea, independentemente de ser contínua ou fracionada em dois ou três períodos.

 

PIRÂMIDE DA ATIVIDADE FÍSICA

 

 

 

 

Exercício na infância, saúde óssea na velhice

Segundo pesquisadores do Hospital Universitário de Skane, na Suécia, praticar atividades físicas regularmente desde a infância pode reduzir o risco de fraturas ao atingir idade avançada. A pesquisa foi apresentada em um encontro recente da Sociedade Americana de Ortopedia para Medicina Esportiva (AOSSM). De acordo com o principal autor do estudo, Bjorn Rosengren, a relação entre exercícios na infância e diminuição do risco de fraturas ocorre devido ao aumento do pico de massa óssea, que ocorre em crianças que praticam exercícios regularmente.