REGRAS GERAIS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

1- Utilizar alimentos de qualidade: lavados e frescos;

2- Tomar sempre o pequeno-almoço (primeiro almoço);

3- Incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da roda dos alimentos, nas proporções  sugeridas;

4- Variar o mais possível de alimentos;

5- Não passar mais de três horas e meia sem comer;

6- Evitar alimentos com muito sal;

7- Evitar alimentos açucarados (bolos, rebuçados, refrigerantes, etc.);

8- Evitar os fritos ou ementas com muita gordura;

9- Consumir diariamente leite ou derivados;

10- Comer pelo menos três peças de fruta por dia;

11- Consumir produtos hortícolas no prato ou em saladas com abundância;

12- Comer leguminosas (feijão, grão) pelo menos duas vezes por semana;

13- Consumir diariamente sopa;

14- Preferir pão escuro (mistura de centeio e trigo) do tipo saloio ao pão mais branco e de farinhas refinadas (trigo);

15- Comer peixe pelo menos quatro vezes por semana;

16- Evitar consumir bebidas alcoólicas antes da idade adulta;

17- Beber líquidos em abundância (água simples, limonada ou refrescos sem açúcar e infusões de ervas);

18- Comer com calma, mastigando correctamente os alimentos.

 

 

Dicas de alimentação saudável transmitidas às crianças provocam mudanças dos pais

A conclusão é de um estudo realizado numa escola de São Paulo. Os pais reduziram os riscos cardiovasculares, calculados sobre fatores como obesidade, tabagismo, colesterol, pressão alta e diabetes.

JOGO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

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Exercício é Saúde

Uma alimentação desequilibrada, pouco exercício físico e quilos a mais é o retrato da população portuguesa. Temos que contrariar esta tendência.  

Constituíntes dos Alimentos

 

HIDRATOS DE CARBONO

 

LÍPIDOS

 

PROTEÍNAS

 

SAIS MINERAIS

 

VITAMINAS

 

ÁGUA