Sistema Locomotor

É formado pela estrutura óssea e pela estrutura muscular, que através da sua articulação permitem a realização de todos os movimentos do corpo.

Para além de permitirem a realização dos movimentos, os ossos e os músculos garantem a sustentação do nosso corpo, possibilitando assim a nossa postura vertical (de pé ou sentados) e ainda protegem os nossos orgãos vitais. O esqueleto é formado pelo conjunto dos ossos que se interligam através de tendões e das articulações. O corpo humano adulto é formado geralmente por 206 ossos dispostos de forma simétrica em cada lado do corpo. Os ossos contêm 99% de cálcio e 85% do fósforo do organismo.

 

esqueleto é constituído por duas partes. O esqueleto axial constituído pelo crânio, coluna vertebral e caixa torácica e o esqueleto apendicular constituído pela cintura escapular (escápulas e clavículas), cintura pélvica (ossos olíacos) e os membros (superiores e inferiores).

 

Os músculos são constituídos por fibras musculares responsáveis pela contração muscular. Os músculos após contração e em conjunto com os pontos onde existem articulações promovem o movimento do corpo.

 

As articulações são pontos de contato entre os ossos. Existem diferentes tipos de articulações, umas fortes e imóveis e outras que permitem movimentos por serem flexíveis.

 

 

 

 

 

COMPLETA - OSSOS DO CORPO HUMANO  (Clica na Imagem)

 

 

Ao Topo