Sistema Circulatório

É reponsável pela condução e distribuição do oxigénio e dos nutrientes às células. O coração é o orgão que bombeia o sangue para as diferentes partes do corpo humano.

 

Imagens wikipedia

 

Existem três tipos de vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares.

A vermelho estão representadas as artérias que transportam o sangue que sai do coração para todas as partes do corpo.

A azul temos a representação das veias que transportam o sangue de regresso ao coração.

Os capilares são os vasos sanguíneos que irrigam as extremidades do corpo humano.

Em situações de atividade desportiva, o batimento cardíaco aumenta. Os músculos gastam mais oxigénio, necessitam de maior quantidade de sangue por unidade de tempo. Aumentam o batimento cardíaco e o fluxo sanguíneo. O batimento cardíaco também é aumentado pela hormona adrenalina. 

Frequência cardíaca ou ritmo cardíaco é o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em   batimentos por minuto (bpm).

 

COMO MEDIR A FREQUÊNCIA CARDÍACA

A frequência cardíaca pode ser medida em três locais distintos: pulso,pescoço ou lado esquerdo do peito.

  

Imagens: Manual de Educação Física, Passa a Bola 5/6 Porto Editora

 

A frequência cardíaca pode ser medida por relógios cardiofrequencímetros, ou pode ser calculada sem nenhum equipamento especial, através da colocação dos seus dedos em determinados pontos corporais.  

Ao contrário dos aparelhos electrónicos que dão os valores da FC no momento, a realização da medição manual deverá ser feita contanto os batimentos durante 15 segundos e multiplicando à posteriori por 4, para se obter o número de batimentos num minuto. No entanto, se o objectivo é obter a frequência cardíaca imediatamente a seguir ao término do exercício, o número de batimentos por minuto será resultado do produto da contagem dos batimentos por 6.

Imagem: Manual de Educação Física, hoje há Eucação Física 2º ciclo Texto Editora

 

 

 

 

 

COMPLETA O SISTEMA CIRCULATÓRIO (Clica na Imagem)

 

 

Ao Topo